[ Resenha ] Um Sorriso ou Dois - Frederico Elboni

Boa tarde!

Hoje trago a resenha de Um Sorriso ou Dois do Frederico Elboni.

Não me recordo muito bem como cheguei a esse livro, mas eu gostei muito da sinopse e depois vi que o autor tinha um Blog chamado Entenda os Homens, então me interessei para lê-lo. Adquiri ele pelo Skoob.

Um Sorriso os Dois é um livro de crônicas, reunindo um pouco dos melhores dos seus textos. Indicado para as mulheres românticas, desapegadas, desiludidas, que muitas vezes são feridas em relacionamentos, mas não vencidas, que ainda se permitem acreditar no amor.

O livro traz um apanhado sobre a vida, experiências com relacionamentos, superação e acontecimentos em geral. Para mim, foi interessante a experiência da leitura deste livro, faz uma abordagem interessante acerca dos relacionamentos. Confesso que em parte, o traço de desapego me incomodou um pouco em algumas crônicas, creio eu porque estou inserida no grupo das românticas. Porém, quando ele traça o aprendizado que os relacionamentos trouxeram,  mesmo que deles tenham acarretado as decepções, achei válido demais.

Todos os relacionamentos não deixam de ser incertos, é uma espécie de aposta que fazemos, nos empenhamos para que dê certo, mas as vezes eles não dão e quando não nos preparamos para isso pode ser devastador. Assim, Frederico aborda de forma a levarmos a analisar tal circunstância sob outro prisma.

Para que possamos nos relacionar bem com o outro é preciso nos conhecer e trabalhar em determinados pontos. Isso não só nos relacionamentos amorosos, mas no interpessoal, principalmente com as amizades.

Recomendo o livro, tem certo humor, por vezes negro, o que me agrada, fugindo daqueles livros 100% fofinhos, que gostam de florear um pouco as coisas. 
Ele também tem a intenção de quebrar tabus; em alguns momentos, eu me vi pensando: ops, ele disse isso mesmo?  Muitas coisas não concordei, mas apreciei a coragem dele em falar determinadas coisas de forma muito espontânea e objetiva, sem rodeios.

Sem dúvidas, Frederico Elboni me conquistou com esse livro. Hoje acompanho o Blog Entenda os Homens; é engraçado e interessante.

Até a próxima!

Quotes favoritos:

E quando se apaixonar de novo, não jogue o peso e as mágoas de relacionamentos passados sobre as costas dessa nova chance de ser feliz. Entenda que as pessoas são diferentes e não têm nada a ver com os acidentes de percurso com os quais você cruzou até então.

O passado me ensinou que não tem como um relacionamento dar certo se o orgulho for maior que o próprio sentimento.

O passado me ensinou que não existe coisa mais gostosa do que ser gostado pelo que se é, sem joguinhos, sem medos, sem máscaras.





* Para comprar:



14 comentários:

  1. Toda pessoa romântica, quando não trabalha o desapego, tende, fatalmente, a se decepcionar nos relacionamentos, sobretudo naquele que considera desastrosos. Entretanto, acredito que todas as experiências são válidas pelo simples fato de nos proporcionar aprendizado; além disso é um aviso de há algo em nós de que precisa ser trabalhado e mudado.
    O grande segredo é entender que o outro tem suas limitações (assim como nós). Quando entendermos isso, indubitavelmente, deixaremos de exigir (veja que não digo "esperar") do outro atitude corretas o tempo todo; consequentemente, a decepção não encontrará em nossos corações morada apropriada.
    Se me permite mais algumas palavras, há em tudo isso um exagero e uma certa egolatria. Quando uma pessoa se decepciona com alguém por julgar que ele procedeu de forma leviana em relação a ela, caracterizando, deste modo, falha de caráter, automaticamente se afirma: "eu sou melhor do que A porque não é do meu caráter proceder dessa forma. Eu jamais faria isso com alguém." Quem garante que em algum momento não seríamos capazes de levar a corações alheio um desconforto capaz de mortificar-lhe a alma, na pior das hipóteses. E outra coisas: se não somos detentores de defeito A e B, certamente seremos de C Ou D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleibson!
      Obrigada pelo comentário.
      Bom, em parte concordo com você. Trabalhar o desapego é importante, mas não considero necessariamente que a decepção quando acontece se deva por se achar melhor que o outro. Muitas vezes é nítido que uma das partes se doou mais que o outro e o polo oposto, ter agido mal e de forma desproporcional a dedicação do outro.
      A decepção pode ser pela ingratidão do outro pólo e perceber que vc não tinha o mesmo significado que o outro tinha para você.
      Acho que quando acontece da pessoa no caso que você citou se decepcionar por se achar melhor é quando ela não aceita o termino, se projetando como superior e passando consequentemente a ter ódio do outro.
      Quem ama mesmo, gosta e considera ; pode sofrer pelo outro ter terminado contigo, se decepciona mas enfrenta e não sente ódio. Chame isso de amor de verdade ou maturidade, mas ter ódio é algo muito ruim para alguém que se dizia gostar. Além disso termina sendo mais tóxico para si do que para o outro que terminou a relação.
      Por outro lado, respeitar a individualidade e trabalhar o desapego ajuda a lidar com os términos de forma diferente, sem desespero. E perceber nossas limitações nos permite ser mais tolerantes, tornando mais viável uma relação saudável assim como torna um término algo menos sofrido.

      Excluir
  2. Me pareceu um pouco com auto ajuda e eu não curto livros assim , mas fiquei na duvida, e curiosa vou dar uma olhada no blog com certeza

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Ca,
    não conhecia o livro, parece ser interessante, mas me pareceu um livro de auto ajuda.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Me interessei pelo livro mesmo parecendo ser de auto-ajuda. Relacionamento é algo que dá bastante polêmica e assunto. Tbm gosto de vez em quando de um homor negro. Muito fofo as vezes enjoa rssrs. Adorei essa capa vou ler ;)

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Adoro um livro divertido, romântico com um pouco de humor negro, mas não sei se leria este. Parece mesmo ser de auto-ajuda *-* Vou dar uma passada no blog dele para ver como é :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee Linda! Nossa estou sentindo saudades de vocês ^^
    Espero que esteja ótima.

    Bom, eu não conhecia a obra e pelo título acho que curtiria a leitura. Não tenho muito costume, mas acredito que vou me divertir lendo

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Caroline!
    Esta é a primeira resenha que leio sobre Um Sorriso ou Dois.
    E jamais podia imaginar se tratar de um livro de crônicas sobre relacionamentos.
    Deve ser muito interessante saber o que um jovem autor escreve sobre o amor e seus dissabores.
    Fiquei curiosa!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Xiii, rsrs, não curto cronicas, sério, nunca consigo ler... Mas gostei da capa do livro - com esse boy gatinho, quem não? rsrsr
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de livro assim, cronicas, contos e tals. Mas esse me pareceu com cara de auto-ajuda. Mas me interessei pelo fato de falar de relacionamento quem não gosta de ler, não é mesmo?!
    Se ti ver a oportunidade com certeza vou ler. Amei os quotes
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá querida. Já tinha ouvido falar sobre a obra mas é a primeira resenha que eu li. Gostei bastante alias... Não tenho muita curiosidade de ler, mas achei a premissa bem interessante e gosto de ler um pouco de cronicas.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Eu falo e acredito no poder que as resenhas tem, por isso super valorizo o trabalho de todos os blogueiros literários! Bem eu não conhecia essa obra e pelo visto deve ser um livro incrível,que faz você sair da sua bolha e voltar a realidade.
    Amei sua resenha Carol,simples e muito informativa,com certeza irei atrás desse livro,pois fiquei curiosa quando você disse que esse livro tem a intenção de quebrar tabus,UAL me deu muita vontade de lê-lo hehehe
    Beijos Pão de Queijo!!!

    ResponderExcluir
  12. Há , esse livro é fantástico , eu amo ele de mais , uma leitura super gostosa !

    ResponderExcluir
  13. oi Carol,
    Mas rapaz, eu conheço exatamente uma pessoa que passou por uma decepção amorosa recentemente. hehehehe. Acredito que as pessoas românticas sempre idealizarão um romance, um relacionamento, e vão investir nisso, porque são assim, independente de quantas rasteiras levou da vida. Digo por experiência própria. É claro que chega uma hora que abala muito e a gente fala que nunca mais irá passar por isso. até o próximo amor. gostei do livro. mais ainda por ser crônicas. sempre gostei de contos e de crônicas.
    Excelente Resenha Carol.
    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...