[ Resenha ] A Lista do Nunca de Koethi Zan



Jennifer e Sarah após um acidente de carro, que é evidente que as traumatizou, passam a escrever a Lista do Nunca, uma série de ações que devem ser evitadas e as praticadas devem seguir regras específicas, e assim fizeram por muito mesmo. Ao completarem 16 anos começam a se organizar para a faculdade. Pouco depois de iniciá-la, em um dia após uma festa, entram em um carro que achavam ser um táxi.

Ao adentrar nele a Sarah percebe que algo está errado; e ela não estava enganada. Ela e sua amiga são sequestradas por um homem adepto de sadomasoquismo. E por três anos elas são torturadas por ele até Sarah conseguir fugir.

" Talvez o universo tenha nos brindado com uma justiça perversa no final...a atração das coisas comuns se mostrou irresistível".

A vida da Sarah nunca mais foi mesma, desenvolveu uma espécie de Síndrome do Pânico, não saía mais e seu contato com o mundo externo se restringia ao Porteiro do prédio em que morava, que lhe passava correspondências e comida.

" Talvez seja isso o que fazem as pessoas bem ajustadas _ Elas se ajustam. E é isso o que significa ser jovem e preparado para a vida _ você supera o passado, qualquer que seja ele, e se obriga a ser livre".

Mesmo com acompanhamento psicológico, ela não evoluiu. E dez anos depois, o pânico toma conta de Sarah novamente, o seu passado a assombra, pois o seu sequestrador está prestes a sair da prisão. E então ela percebe que precisa fazer algo para impedir isso, mas conseguiria!?

Eu gostei muito mesmo do livro, faz uma análise bem psicológica. Ele é narrado do ponto de vista da Sarah. A primeira parte fala um pouco sobre a vida das sequestradas e aprofunda posteriormente com detalhes da época do cativeiro, faz um jogo de flashback, alternando entre o presente e o passado. E a segunda parte, mostra uma verdadeira reviravolta na vida de Sarah, ela vencendo um desafio atrás do outro, desvendando coisas antes desconhecidas. Achei surpreendente o final.

É interessante como a autora traça o perfil de Sarah; antes, durante e depois do sequestro. Primeiramente esboçando o seu perfil como uma garota normal, comum, no controle de suas emoções. Posteriormente, quando sequestrada e durante o cativeiro, se modificando e perdendo sua identidade. E posteriomente, mostra os efeitos do trauma, como ela se torna uma pessoa desconhecida para ela mesma, não sentia mais emoção. Gostei bastante disso.

"O cativeiro faz coisas com as pessoas. Mostra que podem ser rasteiras. Que são capazes de fazer qualquer coisa para permanecer vivas e sofrer um pouco menos do que no dia anterior".

 A Lista do Nunca é um livro sinistro instigante, existem momentos em que se sente medo, apreensão.  Nunca pensei que sentiria isso lendo um livro. É o primeiro que leio que foge da linha dos romances e do gênero Sick-lit.

Avaliei com 5 estrelas.

* Para comprar, compare os preços aqui.

6 comentários:

  1. Carol, parece envolvente e assustador. Adorei a dica, gosto de livros assim porque ficamos envolvidos e com isso conseguimos ler rápido...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curti bastante! Espero que goste também! ^^

      Bjo,

      blogandolinhas.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Oie,
    esse livro é bem estranho, acho que não leria não, curto mais coisas leves.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é maraaaaaaaa Vanessa! hauhauhauhauh...eu queria que tivesse um segundo volume! kkkkkkkkk...eu adorei! ^
      Se aventure! rsrsrs

      Excluir
  3. Oi Caroline,
    Nossa que resenha, fiquei de olhos arregalados pensando em tudo que essa história pode me revelar, afinal li Identidade Roubada a pouco tempo e mesmo sendo um livro bom, não gostei tanto da leitura. Mas vai que esse eu aprecio, fiquei bem curiosa e espero lê-lo em breve. Obrigado pela dica.

    Beijokas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisandra. Pois eh, eu achei muito bom o livro mesmo. Já me indicaram Identidade Roubada, já é a terceira pessoa que me indica esse. Me indicaram "Antes de Dormir" também, talvez você goste.

      Bjo,
      blogandolinhas.blogspot.com.br

      Excluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...