[ Resenha ] de Segredos de Menina da Maitena Burundarena

Achei esse livro sensacional. É um romance, o primeiro da Maitena, autora argentina. Durante sua vida, mais precisamente por 25 anos ela se dedicou aos quadrinhos, talvez alguns conheçam a série Mulheres Alteradas que conta de forma muito humorada os desafios vividos pelas mulheres e claro, suas neuroses. Eu não conhecia mas depois de ter contato com Segredos de Menina e lê-lo, vou comprar; fiquei curiosa. Aqui no Brasil, a série foi lançada no inicio do ano, dividida em 5 volumes e foi publicada pela editora Rocco. 

Depois de todo esse tempo dedicado aos quadrinhos, a Maitena resolveu mudar um pouco o foco para algo mais sério e foi então que surgiu seu primeiro livro. Segredos de Menina foi publicado pela Benvirá, que é um selo da Editora Saraiva. Acho bem bacana esse selo porque seus livros sempre abordam temas interessantes, muitas vezes conflituosos do cotidiano e com um apanhado histórico; o que valorizo bastante. 


O livro narra a história de uma menina de 12 anos, conta a sua vida e de que forma ela vê o mundo a sua volta. Ela possui uma família grande, com 5 irmãos. E ela deixa claro que não curti muito essa família. Tem repulsa a sua mãe. Uma mulher desajusta, maníaca-depressiva que comanda a casa e os filhos da sua própria cama onde passa a maior parte do tempo dopada. 

É um pouco triste a sua história já que foi criada em um ambiente onde o amor fora algo inexistente, mas a obediência e a fidelidade aos bons costumes super estimado. Apesar disso, não deixa de ser visível levemente uma pitada de humor.

Com 12 anos geralmente começamos a conhecer o mundo, entramos na adolescência, sonhamos e na maioria das vezes a escola é um lugar acolhedor; para mim foi; mas não é isso o que essa idade representa para essa Menina. Ela odiava a escola. Sempre filava e inventava mil desculpas que justificassem a sua ausência ou problemas ocasionados quando raras as vezes frequentava as aulas. Sua diversão e refúgio sempre foram as ruas, andar por aí com amigos que pensavam como ela, principalmente com Sumi sua companheira de sempre. E o mais inusitado é que ela sempre apreciou estar no cemitério, pois considerava um local tranquilo onde se podia ficar em paz sem ser importunada. 

O livro aborda com muita propriedade as relações familiares, a influência que se tem a política e religião na vida das pessoas e como essas de modo geral adoram manter as aparências. O pai da menina um católico fervoroso que considerava os métodos contraceptivos pecado e que atribuía a culpa dos numerosos filhos aos desígnios de Deus. E sua mãe uma mulher desequilibrada, desapegada e sem amor para doar.


Segredos de Menina é dividido em três partes e descreve a evolução da Menina ano a ano de sua vida. A primeira mostra ela no auge da sua rebeldia passando por um grande momento: a perda da virgindade, a segunda em que ela vive num internato e se apaixona e a terceira a que ela começa ver a vida com outros olhos, de forma mais realista, entrando na fase do amadurecimento.

Muito bem construída a narrativa. O que me chamou logo atenção foi a quem o livro é dedicado, a mãe da autora, com quem ela igualmente nunca manteve uma relação harmoniosa; pelo contrário, muito conflituosa. Acredito que o livro tenha sido uma forma de ela voltar ao passado e se reconciliar com a mãe, o que, de fato, aconteceu enquanto a autora escrevia o livro.

Super recomendo, porque aborda temas importantes. O momento histórico em que a personagem vive traça a ideologia da época, mostra os costumes predominantes e sua influência no cotidiano do povo. E se dá entre o governo de Perón e a Copa do Mundo. Gostei bastante de ter esse apanhado no decorrer da história.

Outro ponto interessante é o título original do livro que se chama "Rumble" que significa vibração. Mas para a personagem e para a autora significa aquela sensação que arrepia o corpo como alguém riscando o quadro negro com as unhas, por exeemplo. No livro existe uma passagem em que há referência a essa palavra que inclusive é muito citada no decorrer do livro. 

Considerei bem apropriado o título depois de saber o significado da palavra e conhecer um pouco mais da vida da Maitena. Uma palavra acolhedora e que representa sua infância. Porém, continuo sem entender essas traduções feitas pelas editoras em geral; é bem verdade que a palavra "Rumble" pelo que entendi não possui equivalente em português, mas sinceramente não achei consonância entre o título dado no Brasil com o que é abordado no livro, acho que há essa discrepância por uma jogada de marketing, uma forma de tornar mais comercial e chamar atenção do público. Entretanto, fiquei pensando sobre o título...Menina não tem uma conotação genérica, mas relaciona-se à personagem do livro. E talvez, Segredos se refira as formas que essa Menina dribla a realidade. Pensando assim até faz um pouco mais de sentido o título escolhido.

Gostei da capa, ao fundo você vê os amigos e as ruas que sempre foram a casa da Menina. E acredito ser a própria Maitena, pelo menos se vocês verem a autora e se atentarem a capa, perceberão que são parecidas. Pelo menos eu achei! ;)

A linguagem do livro é acessível e bem direta, não faz rodeios, você encontrará alguns palavrões, algumas comparações chulas mas acho que da forma que foi colocada veio a representar uma garota de 12 anos sem como dizem "papas na língua", fala o que realmente pensa. 


Sugiro que assistam a entrevista concedida ao programa Roda Viva com a autora, com duração estimada de 1 hora e meia; é bem enriquecedor. Eu a vi antes de ler o livro e foi, como posso dizer...familiar depois de perceber tantos traços da Maitena nesse livro. 

A obra é um romance de ficção porém, nem precisa falar que tem traços autobiográficos porque depois de conhecer sobre sua vida isso é facilmente perceptível. 

A Maitena está se dedicando a um novo livro. Não sei se uma possível continuação desse, mas confesso que gostaria muito se fosse, saber um pouco mais sobre essa Menina que teve uma infância tão sofrida mas que ao final começa a ter esperança de algo melhor.

Meu exemplar desse livro é especial porque ganhei ele num Concurso Cultural promovido pela Editora Saraiva e Benvirá e veio autografado pela Maitena que teve em junho aqui para o lançamento do livro! Muito amor! S2




Entrevista com a Maitena Burundarena no Programa Roda Viva


 


* Para comprar Segredos de Meninas: Livraria da Folha - Saraiva

* Para comprar a Série Mulheres Alteradas: Saraiva



7 comentários:

  1. Olá! O livro parece ótimo, sou fã de obras que discutem família, política e religião... Sem contar que fiquei curiosa com a mudança no estilo da escritora, afinal, de quadrinhos para um romance, muda muito!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curti bastante o livro. Foge um pouco dos livros que costumo ler, romances fofos estilo conto de fadas! kkkkk... mas percebi que me agradam também nesse estilo de Segredos de Menina!
      Eu to ansiosa para ler Mulheres Alteradas, porque realmente é uma mudança drástica, mas segundo pesquisei e inclusive nesse programa Roda Viva a Maitena é elogiada pela obra.
      Acho que você vai curtir já que se identica com essa temática. =D

      Abraço,

      Caroline Teixeira
      blogandolinhas.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Não conhecia a autora nem seus quadrinhos, mas fiquei muito interessado no seu primeiro romance. Os temas tratados no livro me agradam.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernando!
      Seja bem-vindo!
      Espero que goste das próximas atualizações do blog e desse livro. Gostei bastante dele. =D

      Abraço,

      Caroline Teixeira
      blogandolinhas.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Oi flor

    Acredito que a autora criou uma protagonista que retrata bem muitas adolescentes, apesar de um pouco mais louca e inconsequente, e parece que conforme a leitura avança podemos conferir como ela amadurece.
    Parece que a personagem principal é sombria, mas também é inocente e só vive a vida como ela acha que deve ser vivida, mas essa busca pela felicidade acaba em momentos inesperados, em escolhas que não podem ser desfeitas.
    Acredito que todos ficam torcendo por essa menina jogada em uma família infeliz.
    Ótima resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tâmara!
      Obrigada. Adorei seu comentário, você teve uma ótima percepção a partir do que falei na resenha!
      Você já leu o livro!? Falou com segurança, gostei! :) Se ainda não leu, desejo uma boa leitura!

      Bjo,

      Caroline Teixeira
      blogandolinhas.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Tâmara Moya, você copiou o seu comentário da resenha do Livros e Citações oO

      Excluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...