[ Resenha ] O Penúltimo Capítulo - Clarice Pessato

Bom dia!

Hoje trouxe a resenha desse livro lindo que é O Penúltimo Capítulo da Clarice Pessato.

O livro é uma biografia, conta sua história desde a adolescência. Clarice era uma jovem com muitos sonhos e com uma vida toda programada em sua mente. Porém, a vida não é como a gente quer e ela tem seus sonhos interrompidos por uma grande mudança, a tetraplegia. 

Assim uma nova fase se inicia na vida de uma garota que tem sua vida mudada de curso em 180°. O Penúltimo Capítulo então conta sobre sua vida, anseios; como foram as mudanças ocorridas em sua vida após essa nova realidade e o quanto foi decisivo para a entrega de sua vida a Cristo.

Minhas impressões:

Gente, a história da Clarice me tocou profundamente e confesso que trouxe um refrigério para mim. Clarice aos 18 anos sofre esse acidente e contrariando a expectativa dela e de todos, não volta a andar, seu quadro se torna irreversível. Na verdade, tamanha a intensidade do trauma à luz da ciência ela não deveria ter sobrevivido

Eu fiquei a me imaginar na situação dela e não consegui, não sei se teria a mesma força de vontade, é uma mudança brusca e dolorosa. Penso que em um primeiro momento, a raiva deva imperar, mas ela não age assim, enfrenta o problema inicialmente com a motivação, enfrenta com muita resignação. 

Percebemos que é um processo doloroso, as mudanças que ocorrem tanto em relação a sua condição física como sua relação com o mundo e as pessoas; mas toda essa mudança ela mostra como foi decisiva e a levou aos braços de Jesus.

O ser humano, em geral, não lida muito bem com as mudanças. É confortável estarmos estáveis, numa zona de conforto. Além disso, achamos que sabemos o que é o melhor para nós e passamos então a projetar toda a nossa vida...e quando menos se espera, a vida "sorri" para a gente e diz: as coisas não são como você quer. E então, tudo desmorona. 

É por vezes interessante isso, porque quando as coisas saem como queremos, ficamos felizes com nós mesmos e com os resultados, mas quando dão errado, a primeira pessoa culpada é Deus. "Porque Deus quis assim", meio hipócrita considero isso. A Clarice não apresentou esse traço, mas pensava que sabia o que Deus queria com tudo aquilo.

Temos que ter em mente que no nosso caminho, vivermos como condutores de nossa própria vida só nos traz dor. Quem deve estar no controle é Deus, mas muitas vezes o que Ele quer para nós não é o que achamos que é bom para nós e ficamos chateados e não aceitamos. É muito difícil sim; mas então lá na frente entendemos o propósito para determinada coisa acontecer.

Eu sou convertida há 1 ano e meio, tenho tido lutas, muitas lutas e provações, uma atrás da outra mas com elas aprendi que tudo passa, que tudo tem um propósito e que tudo também que passamos se torna aprendizado que nos conduz ao amadurecimento. E Deus sabe de tudo, uma coisa que nos é tirada, uma mudança, pode ser um canal de benção.

Clarice tinha sua vida traçada por ela, mas então percebeu que seus sonhos e planos não condiziam com os de Deus e de forma dolorosa atingiu esse entendimento. 

O que posso dizer é que o livro apesar de tratar de um assunto delicado é muito lindo. Não conseguirei trazer aqui fielmente como ele me tocou e mexeu comigo. 
Diante do que estou passando, por um momento perdi um pouco da esperança, de uma realidade diferente com relação a esse momento, parece que não tem saída, mas com sua história consegui reacender ela dentro de mim. Entender que preciso ser paciente e esperar Deus agir.

O Penúltimo Capítulo é uma história sobretudo de amor e esperança, mostra como um episódio que para muitos pode ser encarado como trágico pode ser totalmente o oposto, tudo dependerá dos olhos que a vê. 

O que notei na narrativa é que Clarice é uma pessoa doce, com uma visão de mundo bonita. Ela sempre vê algo bom nas coisas e nos mostra de forma incisiva em cada linha sua alegria de viver e como é grata a Deus por ter o encontrado de verdade.

Não sabemos os desígnios de Deus e isso evidencia os mistérios da Vida e a magnitude dele. Sem as adversidades não veríamos o quanto somos dependentes Dele. Tudo realmente tem um propósito, mas inicialmente as vezes não compreendemos, somente depois Deus nos mostra. Precisamos saber esperar. Ele tem um plano de vida maravilhoso para cada um de nós, mas nossas escolhas podem definir tudo.

A capa do livro traz uma borboleta, dividida frente e verso. Avaliando a Borboleta percebemos que para ela se tornar bela, passa por muitos processos, metamorfoses. Assim acontece conosco, para atingirmos a felicidade, passamos por muitas transformações, muitas delas dolorosas, mas que nos molda e nos torna melhores. Podemos escrever uma parte da nossa história, mas Deus escreve seu final. O nosso Felizes para Sempre, como bem diz a Clarice é somente Dele.

Agradeci a Deus por ter chegado a esse livro. Deus tem maneiras excepcionais de falar conosco.

Quotes favoritos

" Eu queria um final feliz. Mas qual seria o final feliz? A nossa história não acaba no ponto final de um livro. O final feliz é muito mais profundo e vai muito além do: "...e foram felizes para sempre ".

" A crise vem com a intenção de treinar-nos. É tempo de oportunidade, porque as melhores experiências são aprendidas no deserto. Deus permite que passemos por vales, desertos, crises, para que aprendamos a ouvi-lo, eliminando o orgulho, a indiferença e a independência de Deus ".

" No meio da crise, Deus transforma desertos em lugares frutíferos, fracassos em grandes vitórias e vales em mananciais de águas vivas ". 





7 comentários:

  1. Oi Carol!
    Não conhecia o livro cre, mas já me encantei tambem D: Pelo que você contou a historia da Clarice parece ser bem tocante, de fato. Imaginando que lágrimas provavelmente correriam D: Gosto de livros que dão essa sensação meia tensa, de densidade ao fim. Acredito que isso nos faz avaliar coias em nós mesmo <3 E esses quotes *-* Lindos, sem duvidas.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carol!
    Tem tempo que não venho ao seu espaço literário. Continua linda e suas resenhas fabulosas, já disse isso em outro momento. Uma das melhores resista que conheço.
    Achei o título do livro tão poético, possivelmente, compraria pelo título, depois de ler sua resenha tive certeza que é um livro que preciso ter na estante.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Quanto tempo em?!! Nossa, já faz um bocado.
    Achei a capa super fofinha ^^ quero ele pra mim!
    Adorei a resenha, me tocou lindamente, acho que é aquele tipo de livro que nos deixa um pedacinho dele com a gente para colocarmos em nossas vidas.
    Provavelmente irei chorar horrores né?!! kkk

    Parabéns pela resenha!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carol!
    Esse livro parece ser bem tocante! Fiquei bem curiosa!
    -Vic (https://corujasdepassarela.wordpress.com/)

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Esse livro tem uma premissa tocante e que faz o leitor refletir um pouco sobre sua própria vida. Por ser uma biografia, a história do livro me parece ainda mais emocionante e tocante. Realmente não sabemos quais são os planos de Deus para nossa vida.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol!
    A história parece ser muito emocionante e deve deixar o leitor em estado de reflexão.
    Adoro livros que tenham uma mensagem para passar pro leitor e esse me parece ter de sobra.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Confesso que fiquei surpresa com a resenha, pois tive uma outra ideia do livro a partir do título e da capa. Adoro histórias de superação, elas mostram que sempre há uma maneira para seguir em frente e nunca desistir.

    loucurasaovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...