[ Resenha ] A Morte de Sarai - J. A. Redmerski

Bom dia!

Hoje trouxe a resenha desse lançamento da Editora Suma de Letras. Quando li a sinopse, achei bem interessante, mas sem dúvidas o que me levou a ler o livro foi a J.A. Redmerski. Depois de Entre o Agora e o Nunca, me apaixonei pela sua escrita, e a forma como ela conduz a narrativa da história. E nesse novo livro, mudando totalmente a temática em relação a Entre o Agora e o Nunca, a J. A surpreende, nos deixando apaixonados mais uma vez.

A Morte de Sarai conta a história da Sarai, uma jovem que foi levada pela sua mãe para o México, pois ela se envolvera com Javier. Não demorou para que este olhasse a menina com outros olhos. Com a mesma idade, a menina passou a viver em cativeiro se tornando uma escrava sexual por assim dizer, desde os seus 14 anos e há 9 anos esse tormento fazia parte da sua realidade. Durante os 9 anos, ela sempre quisera fugir, mas lidar com pessoas envolvidas com o tráfico de mulheres é extremamente perigoso e qualquer falha, pode ser fatal.

Em uma transação realizada por Javier, seu dono por assim dizer, com um assassino chamado Victor reacende em Sarai a chance de recomeçar. Ela percebe de cara que o Victor é tão perigoso quanto Javier e representa, por esse motivo, uma chance real de fuga daquele lugar.

Sarai então se arrisca e investe em fugir valendo-se da presença do Victor; o que ela não imaginava era que ele pudera ser tão diferente e frio diante da sua realidade. 

O destino dos dois se cruzam e não é nada fácil esse contato inicial dos dois, imagina só que ela ameaça um assassino a sangue frio, chame isso de desespero ou tolice. O fato é que Sarai é capaz de tudo para recomeçar, nem que tenha que se aliar com um assassino. 

Essa relação entre os dois acarreta muitas confusões e reviravoltas para ambos, mas ao final termina sendo uma surpresa para eles.

" Ele mudou as cores da paleta, de básicas para um arco-iris - por mais que as cores desse arco-íris sejam escuras -, e não há um dia em que eu não pense nele ou na vida que poderíamos ter ". 

Minhas impressões:

Como mencionei no início da resenha, peguei o livro para ler por conta da autora. O livro é excelente!. Ele tem um traço bem marcante que é a questão da análise psicológica da Sarai. Trazendo a tona a pertubação e o possível desvio de caráter de uma pessoa diante da realidade a que se é exposta. Ela era uma jovem com sonhos, que são destruídos por uma experiência traumática que é de ser escravizada sexualmente, perdendo qualquer chance de definir o seu destino. E no decorrer do livro, observamos como as vezes lidamos com determinados eventos traumáticos.

" Acho que agora sei como é quando uma pessoa passou metade da vida na prisão e é solta no mundo de novo. Ela não sabe o que fazer consigo mesma, não sabe como voltar a se inserir na sociedade. Fica o tempo todo olhando por cima do ombro. Não consegue acordar mais tarde do que cinco da manhã, nem acreditar que pode escolher o que comer e quando comer. Violência, escuridão e confinamento fazem parte dela a tal ponto que metade do seu ser nunca aprende nenhuma outra forma de viver ".

Bom, Freud explica que nosso subconsciente muitas vezes camufla lembranças que temos e sentimentos, é uma espécie de mecanismo de defesa. E por mais que no decorrer do livro, tenha passagens que provoca na gente certo pavor e reprovamento pelo comportamento da Sarai, vemos que é totalmente compreensível e aceitável. Uma defesa, uma forma que ela encontrou de auto preservação.

Com relação ao Victor, que é um assassino frio e calculista, confesso que me colocando no lugar da Sarai, me vi vítima da Síndrome de Estocolmo mesmo, logo no início do livro. De imediato, gamei nele! rsrs...tenho problemas sérios! SOS....rsrs...mas se engana se você pensa que ele age como uma flor de pessoa com Sarai, pelo contrário. Mas de alguma forma, diante daquela armadura, representada por um homem extremamente atraente, frio e calculista, existe um coração. 

" Não posso me sentir realmente atraída por um homem como ele, posso? Um homem que matou sabe-se lá quanta gente. Não importa que eu me sinta a salvo com ele, ou que confie nele; a verdade é que ele é o que é, e eu seria idiota se achasse que ele não me mataria se considerasse isso de alguma forma necessário ".

Está aí algo que eu admiro nos personagens da J.A; ela constrói uma história extremamente rica em detalhes e com personagens com uma forte carga emocional, geralmente perturbados por eventos vivenciados e de certa forma, nos identificamos com eles em algum ponto, porque todos nós temos nossos "fantasmas" por assim dizer, fatos que nos perturbam. Eu gosto muito de livros com essa abordagem psicológica.

Em relação à química entre os personagens, achei um tanto semelhante ao outro livro dela, Entre o Agora e o Nunca, algo um pouco mais escancarado, me lembrei logo de Andrew e Camryn. A todo tempo, quando conhecemos um pouco do passado dos personagens, torcemos por Victor e Sarai. E com relação, a tornar as mulheres escravas sexuais, me lembrei do livro A Lista do Nunca, porque ele também aborda esses conflitos que os personagens passam diante desse evento.

É fantástico, com uma narrativa instigante. Eu comecei e não consegui desgrudar até terminar, li em 5 horas as 255 páginas em Ebook, porque não só tão rápida assim. Ele é cheio de ação, eu ficava inquieta lendo sem saber o que viria em seguida, me senti no cinema! rs

Não é um livro que vem abordar o tráfico de mulheres, fala mais superficialmente. Mas aprofunda sim nos efeitos que podem causar a alguém exposto a essa realidade e o quanto tendenciosos tais pessoas ficam a determinadas atividades, transformando sua personalidade. 

A Morte de Sarai é o primeiro volume de uma série chamada Na Companhia de Assassinos, por enquanto contando com 5 livros. Entrei em contato com a editora, eles pretendem lançar os próximos volumes, porém não têm ainda cronograma definido. =(



* Para comprar:


1 comentários!

  1. Oi Ca,
    não conhecia o livro. Você sempre traz livros diferentes neh? rs
    O livro é bem interessante, mas acho que não compraria, leira, mas só se ganhasse rsrsr

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...