[ Resenha ] Não se Apega, não - Isabela Freitas

Música tema da resenha: Happy - Pharrel William



Em Não se Apega, não, a autora Isabela Freitas nos conta suas experiências com relacionamentos, sejam elas amizades ou romances. 

Eu comecei o livro ontem e terminei no mesmo dia. Depois de duas semanas de ressaca literária, eu consegui ler mais um livro do Desafio de Férias. 

O livro é interessante, confesso que em muitos momentos me identifiquei com a Isabela, acho que todos que irão ler em pelo menos um ponto abordado em Não se Apega, não se verá. 

A tendência do ser humano, talvez em sua maioria é de se apegar as coisas e pessoas. Quem nunca teve ciúmes de um livro por exemplo, de não deixar ninguém pegar? Ou adorar um amigo e/ou amiga e não querer dividi-lo com ninguém? E pior, ter ciúmes de um namorado(a)? Acho que o último é ainda pior! rs

Pois então, a Isabela narra suas experiências, mas o foco sim são os romances. Como uma boa romântica, ela via o príncipe encantado em todos os caras que supostamente em um dado momento se mostraram interessantes. Porém, cair na realidade é necessário; as pessoas são imperfeitas. Os relacionamentos, de modo geral, só dão certo quando passamos a amar as diferenças do outro e aprendemos a lidar com elas, administrá-las. Mas sobretudo, quando nos amamos antes. 

Gostei do livro, porque ele aborda uma realidade de muitas pessoas em seus relacionamentos, as vezes presas a circunstâncias do passado, coisas que já passaram e não vivem mais o mesmo no presente, mas terminam se acomodando vivendo de lembranças.

Realmente, desapegar é uma alternativa para ser feliz, não quer dizer que não amamos ou não gostamos, mas que reconhecemos que determinada coisa, atitude não está nos fazendo bem e é hora de seguir em frente. As lembranças ficam como forma de relembrar o que foi bom vivido, mas não como punição.

Ah, os sofrimentos da vida, as decepções são importantes sim porque elas nos moldam e nos fazem amadurecer. É natural que sim, após quebrar a cara a gente queira se fechar para o mundo, acho que até é necessário para processar tudo, mas depois do "luto" precisamos seguir adiante. A vida continua, se privar de viver e sentir nos aprisiona e nos torna pessoas infelizes e não podemos permitir isso.

Assim como nos romances, com as amizades também temos decepções, mas é muito bom quando encontramos alguém que muda nossa vida positivamente. Alguém que sempre está com a gente para tudo. Tenho que dizer que me apaixonei pelo Pedro desde que ele apareceu na história, vocês saberão quem ele é quando lerem, claro! rs Me fez lembrar de uma amizade com um amigo meu, Luciano. Nossa amizade nasceu da forma mais improvável que existe, igual a da Isabela e do Pedro. Nos conhecemos na faculdade, aquele garoto surtadinho, cheio de piercings, tatuagens e cabelo roxo! hahaha...no curso de Direito, que é super mega conservador, pois é lá estava ele. No primeiro semestre, sempre tinha trabalhos em grupo e coincidia por ironia do destino de sempre ficarmos no mesmo grupo; eu tinha certo medo dele na época. Foi então que aprendi que não devemos julgar alguém pela capa, ele hoje é um dos meus melhores amigos, tem um coração lindo e eu o amo de verdade, como um irmão até. E sou muito feliz por tê-lo em minha vida. Um brinde as surpresas da vida! 

Aprecie Não se Apega, não sem moderação. Me diverti bastante com as constatações da Isabela, me senti como ela em tantas outras situações e constatei que na Vida é preciso muitas vezes parar de viver o passado e começar a viver o presente. Não podemos ser reféns dos nossos sentimentos.

Quotes favoritos:

" A gente só não pode desistir. Temos que aprender a rir da própria desgraça e a encontrar felicidade até nas decepções ".

" Você deve primeiro aprender a ter êxito satisfazendo as suas necessidades  para depois se relacionar com alguém. Só é feliz a dois quem já é feliz sozinho ".

" Eu não precisava de quem não precisava de mim. Eu não devia implorar por uma amizade que não fazia questão alguma de se manter em minha vida. O que é de verdade fica a seu lado, sem que você peça ".

" Pessoas que nunca participam das cenas principais, nunca participam dos seus melhores sorrisos, das lágrimas mais sinceras, dos gritos que libertam. Tenha a seu lado somente aqueles que tornarão o seu filme inesquecível e único ".

"O amor é uma fila de espera infinita em uma sala de estar fria e escura ". 


8 comentários:

  1. Engraçado que este livro me chamou atenção pela capa. Não sei se teria pique para ler agora que sei do que se trata, mas achei a proposta bem interessante, diferente do usual. E é tão bom um livro que foge ao comum. Ando cansada da mesmice. Em contra partida, meus livros fisicos também tem me cansado. O Kobo mudou minha vida. Em pensar que ainda tenho 200 livros na estante :/
    Beijos.
    www.bookspelagi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Eu gostei bastante da abordagem da Isabela, e assim como você me despertou pela capa. Depois que vi todos falando, resolvi arriscar e o livro é bem bacana mesmo. Li rapidinho, se aventure! rsrs

      Beijo

      Excluir
  2. Conheci a Isabela procurando um texto que falasse sobre uma melhor amiga perdida pelo tempo, de saudades e tal (importante destacar que o texto dela fala exatamente tudo o que eu senti por essa perca).. Ai conheci o blog dela e todo texto que ela faz, todos os sentimentos que ela põe escrito são totalmente eu. Fora a Clarice e, principalmente, a Tati Bernardi, eu ainda não tinha encontrado alguém que me descrevesse tão bem. O livro? Estou louquinha para ler. Fui no Paralela semana passada, aí peguei esse, Incendeia-me, Belo Casamento e outros dois livros, mas quando fui passar tinha esquecido minha senha e meu celular descarregou hahaha, resultado: fiquei sem, mas não vou desistir *0*



    http://vamosparaoceuentao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alicia! kkkkkkk...acontece!
      Gostei bastante do livro e me identifiquei com a Isabela em vários momentos. É bacana perceber que não somos as únicas a passar por determinada situação e que todas nós passamos por momentos do tipo "ai meu deus eu fui assim"? kkkkk

      Bem divertido, compre logo! ;)

      beijos

      Excluir
  3. Conheci esse livro através do canal da editoria e achei super divertido. Confesso que não é o meu tipo de leitura, mas ainda assim acho que vale muito a pena para aqueles que gostam desse estilo.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      O livro também foge do gênero que leio geralmente, mas é bem bacana e divertido. Vale a leitura.

      Beijos

      Excluir
  4. Tô virada na internet procurando a resenha desse livro, amei a capa!!!!!

    Conheci a isabela através do insta da Intrínseca e depois fui ao blog, confesso que adorei o blog de cara, mas referente ao livro achei a abordagem óbvia pelas resenhas que li :(

    Tudo que você falou sobre o livro é óbvio, tipo todo mundo sabe, a diferença está em como fazer e se a pessoa vai fazer essas escolhas e isso também todo mundo já sabe. (fui rude né? foi mal)

    Então eu e minha chatice ainda não encontrou vontade para ler D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léa!
      Verdade, a abordagem do livro não traz algo novo, mas considerei bacana demais o livro, até porque vemos que todos nós passamos por experiências semelhantes. E no fundo, os livros sempre trazem algo um tanto óbvio em seus enredos. O de investigação, assassinatos e em um dado momento descobre-se o assassino. Os romances, pessoas diferentes se apaixonam, passam por uma gama de dificuldades e ficam juntos ou seguem em frente. Enfim, os livros geralmente trazem uma abordagem previsível, mas sempre queremos ler e reler histórias do tipo porque gostamos e nos fazem bem. E esse eu gostei bastante, a Isabela é divertida e as loucuras dela, me animaram. kkkk

      Beijos

      Excluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...