[ Resenha ] O Céu é logo ali - Lilian Farias

Música tema da resenha: Angel - Mclachlan



Bom dia leitores.

Hoje trago a resenha do livro da escritora nacional Lilian Farias, O Céu é logo ali. Eu conheci a autora na Bienal do Livro aqui na Bahia, e logo depois comprei o ebook, fiquei interessada no livro.

O céu é logo ali trata da vida de duas mulheres paralelamente. Uma dessas mulheres "tem tudo" e "não tem nada" e a outra, "não tem nada" mas "tem tudo". Confuso? Um pouco para aqueles que não captam o teor altamente filosófico do livro. Se você captar ficará maravilhada como eu.

Dolores é uma mulher madura, cuja a aparência o tempo já castigara; sem família, e trabalha numa lanchonete. É necessariamente sozinha, não tem amigos, a não ser que possa ser considerado como amigo um assíduo freguês esquizofrênico. Não, ela é totalmente sozinha. Mas algo que a Dolores sempre apreciou fora a liberdade. Liberdade essa que ela apreciava nos mínimos detalhes. Ela é o tipo de pessoa que fica encantada e extasiada com o simples toque da chuva em sua pele; que gira em torno de si esperando poder intensificar as sensações de ser livre, de poder contemplar tal acontecimento de forma sublime. Mas a Dolores sentia falta de ter alguém; sua realidade começa a mudar após um dia aparentemente comum nessa mesma lanchonete a que se dedicava diariamente.

Do outro lado, temos a Clarice, uma jovem "perfeita" aos olhos de qualquer pessoa, detentora de uma beleza estonteante de causar inveja a qualquer mulher. Sempre teve tudo do bom e do melhor e os pais sempre a trataram como rainha. O melhor carro, as melhores roupas, popularidade, o namorado dos sonhos, estava prestes a realizar um sonho, o de sedimentar o seu conto de fadas, que era basicamente a sua vida por completo, até que essa mesma Vida ou o Destino se imcumbe de trazê-la a realidade. Afinal a própria biblia fala " No mundo terei aflições..." (João 16:33), com ela não seria diferente, mas Clarice só descobriu isso quando sentiu na própria pele.

"...Que para o erro não existia justificativa, mas que todo erro era proposital a um acerto...".

"...caminho do fracasso segue o da vitória, por isso nunca devemos baixar a guarda imaginando que vencemos a batalha..."

"...Quem não se transforma, massacra e assassina a própria sorte..."  

" Quem interrompe o processo de metamorfose, deixa uma borboleta sem asas". 


Minhas impressões:

Me surpreendi com esse livro. Não esperava ser tão profundo como ele é. Não conhecia a escrita da autora mas posso dizer que gostei bastante. O céu é logo ali aborda várias coisas, mas o tema principal é a liberdade.
Quantas vezes vemos pessoas que vivem em "seus mundos perfeitos" que de perfeição não tem nada pois no primeiro tremor suas vidas se esvaem como água.
Todos nós necessitamos passar por tribulações na vida, porque é justamente nesses momentos que encontramos respostas, que crescemos e que podemos compreender o mundo como um todo. Você não pode sentir a dor do outro se não tiver sentido essa mesma dor, você não saberá lidar com problemas se não conviver com eles. Você não terá capacidade de escolher se não for inserido em situações que exijam tal comportamento.

Como a Lilian citou no evento Mochila Literária na Bienal, a capa do livro, que por sinal é belíssima, mostra o final do livro na verdade. Momento em que "essas" mulheres puderam então gozar da liberdade, sentiram o sabor verdadeiro da vida. Ele trata de como, por exemplo, a vida das pessoas muitas vezes estão conectadas por laços tão frágeis; como temos a capacidade de se auto superar; como as adversidades são capazes de construir o ser humano.

Super recomendo esse livro, ele nos faz refletir bastante.


* Visitem o Blog da Autora: Aqui
* Adcione ela no Facebook: Aqui
* Adicione o livro na sua estante do Skoob: Aqui

8 comentários:

  1. oi flor! não só amei a resenha como adorei a trilha sonora! Tornou a leitura delicada ♥ Acho que já tinha visto esse livro no site da editora. Soube que vai haver uma promoção de livros lá e espero poder conseguir esse mesmo com a renca de livros que comprei =x mas quero conhecer essas personagens, ver a lição q elas tem a passar
    bjusss
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Que bom que gostou. Quando fui fazer a resenha só me veio na mente essa música, a letra se assemelha muito com a história.
      A promoção da MODO já terminou, era de Romances. Esse livro estava incluído mesmo na promo, você comprava um e levava outro a sua escolha, mas terminou no dia 30/11. Não sei se terá outra semelhante. =(
      Espero que curta a leitura tanto quanto eu gostei! ^^

      Bjos

      Excluir
  2. Oi flor!
    Achei a capa super fofa, me interessei bastante pelo livro e você escreve super bem, amei <3
    Parabéns!

    Beijocas da Deebs
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/11/resenha-um-cretino-irresistivel.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      É verdade,a capa do livro é linda, também adorei!
      Sim, ele é bem interessante e profundo ao meu vê, não pude me estender na resenha porque revelaria demais. Deixei no suspense...rsrsrs
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado.

      Bjos

      Excluir
  3. Adorei a resenha, estou louca pra ler o meu. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Obrigada pela sua visita e fico feliz que tenha apreciado a resenha. Leia o livro, ´muito bom.

      Bjos

      Excluir
  4. Oie!
    Gostei muito do seu também, seguindo.
    Obrigada pela visita!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ca,
    já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha lido uma resenha.
    Gostei, o livro parece ser lindo.
    Dica anotada!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...