Música tema da resenha: The Kill - 30 Seconds To Mars
Hoje trago a resenha de O Maníaco do Circo do escritor Leonardo Barros. O Leonardo é parceiro do Blogando Linhas. Vocês verão o seu livro mais recente, Presságio - O Assassinato da Freira Nua, resenhado também aqui. Me interessei bastante pelo estilo literário do autor, então nesse meio tempo até chegar Presságio, eu comprei o ebook de O Maníaco do Circo na Amazon que é um romance policial. E foi uma ótima decisão.
O Maníaco do Circo conta a história de Renato, um jovem que na fase adulta se tornou um psicopata, serial killer. Renato foi uma criança normal, nascera assim; mas, passou a sua infância aos cuidados de uma mãe totalmente desajustada. Sua mãe não só fazia todo e qualquer tipo de agressões físicas como também terror psicológico. E aguçava os seus temores, aproximando dele tudo aquilo que lhe causava medo. Seu maior temor eram os palhaços, que diariamente ele via no seu quarto.
Quando pequeno, era muito alérgico, o que fez sua mãe marcar uma consulta médica para que isso fosse então controlado. Como disse anteriormente, aos cuidados de uma desajustada, Renato não tivera chances. A medicação que lhe foi recomendada sua mãe passara a ministrar de forma totalmente contrária à prescrição médica. O que fez com que Renato passasse a ter episódios de alucinação. Unido a tantas situações que as crianças não estão preparadas para viver, e ele viveu; aos medicamentos e aos cuidados de sua mãe, os efeitos se tornaram permanentes e devastadores no garoto.
Renato cresceu; as alucinações continuaram a perseguí-lo e uso de substâncias entorpecentes tornaram Renato um homem preso em seu próprio mundo e suas atitudes para ele justificadas como um meio dele dominar os seus próprios demônios.
Minhas impressões:
O Maníaco do Circo é um livro fabuloso. Gosto dos livros que adentrem nos mistérios da mente humana. O livro aborda isso com propriedade. O Leonardo é médico, e acredito que seu conhecimento ajudou bastante e colaborou para que ele traçasse o Renato com uma grande riqueza de detalhes, tornando-o bem real. Condizente com o que conhecemos a cerca da Psicopatia.
A forma que corre a narrativa permite que vejamos tudo o que o Renato vê, sente e vive; mergulhamos na sua mente de forma profunda, o que faz com que conheçamos de perto a mente perturbadora de um psicopata. É um livro bem forte.
Uma das coisas que me despertou para ler o livro foi a capa e o tema. Achei muito boa a capa, causa até um medinho ela é meio assustadora. Além disso, eu desde pequena nunca curti palhaços, sempre vi algo de amedrontador e obscuro neles! rsrsrs...Por isso, me vi desafiada por mim mesma a lê-lo.
Adorei a resenha, recebi o livro há pouco tempo e já não vejo a hora de lê-lo. *-*
ResponderExcluirA escrita do autor é muito boa, adorei o livro anterior dele.
Beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Oi Dessa!
ExcluirLeia, o livro é show! Vou pegar logo Presságio para ler, mega ansiosa. <3
Quando ler, passa aqui e me fala se gostou também! =D
Bjos
Também gostei da escrita do Leonardo. Pretendo ler mais dele em breve.
ResponderExcluirBjus
http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/
Oie :)
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro desse autor, mas a estória me chamou bastante atenção *---------*
Adorei a resenha ♥
beijocas
http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/
Oi Ca,
ResponderExcluireu não conhecia o livro, mas parece ser bom.
Vou anotar a dica para não esquecer.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br