[ Resenha ] de Agonias Ilustradas - Jeferson Bandeira


Bom dia leitores!

Hoje trago para vocês um livro que assim como a sua apresentação é uma caixinha de surpresas.

Agonias Ilustradas é um livro de micronarrativas, composto por 108 textos. E é dividido em 3 atos: Breviário, Obsoleto e Cartas na Manga.

Inicio falando da estética do livro, eu adorei a proposta das cartas, antes mesmo de saber do que se tratava o livro já me chamou à atenção, é um livro compacto e que você pode ler quando quiser e levá-lo para todos os lugares. Além também de ser interativo, pois pode ser compartilhado com os amigos, por exemplo.
As cartas que representam cada micronarrativa não são em vão; cartas de um jogo são aleatórias, os jogadores nunca sabem ao certo qual carta será usada pelo outro e no livro temos essa ideia, da surpresa,  a cada micro lida novas emoções nos são apresentadas. O seu estado de espírito também influenciará na sua percepção. O livro instiga seus sentidos, senso crítico e gostar de uma e não, de outra micronarrativa dependerá também da sua experiência pessoal da vida.

Com relação ao conteúdo, eu apreciei bastante. O Jeferson usa um toque de humor em boa parte do livro, em muitas delas chega a ser "negro", e eu adorei isso porque ele retratou apenas as mazelas sociais, a verdade. Descortinou a hipocrisia e a colocou em evidência.

É um livro que retrata a fiel realidade sem retoques. Demonstra como estamos imersos numa sociedade "doente", presa em conjecturas pré-estabelecidas, à costumes. Pessoas que vivem de aparências, que crescem da dor infligida ao outro, do egoísmo; vivemos em um intenso jogo de interesses a todo tempo. 

Existem momentos mais brandos e outros mais pesados. Alguns são bem bonitos quando tratam do nascimento, do amor e da esperança.

Os temas abordados são os mais diversificados possível, como o amor, vícios, nascimento, morte, depressão, tristeza, alegrias, etc. Temas que fazem parte cotidiano, e que acometem a todos em algum momento da vida.
Aqueles que mais aprecie foram os entitulados como: Felicidade Clandestina, Salto para o nada, Amor de Carnaval, Tênue elo, Paraíso Fiscal, Perplexo, Amores Virtuais e Teórico.

Enfim, adorei o livro e recomendo a todos. Admiro a coragem do Jeferson por ter se aventurado e abraçado essa ideia de dispor o  livro como cartas, atitude arriscada mas que na minha opinião, foi muito feliz. 

* Conheçam e curtam a fan page de Agonias Ilustradas no Facebook: aqui.
* Adicione o Escritor Jeferson Bandeira no Facebook: aqui
* Sigam o autor no Twitter: aqui

  • Ficou  interessado?  Agonias Ilustradas pode ser adquirido por R$ 10,00 diretamente com o Jeferson. Entre em contato através de seu perfil no Facebook (acima mencionado) ou por e-mail no jeferson_bandeira@hotmail.com


4 comentários:

  1. Hey!

    Conheci seu blog pelo grupo da ANEB, vim conhecer :D

    Ah que lindo esse livro pequenininho! Realmente a atitude do autor foi arriscada, mas pelo visto o formato funcionou super bem. Fiquei interessada!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Obrigada pela visita.
      Fico feliz que tenha gostado do livro, eu apreciei bastante!

      Bjo,

      blogandolinhas.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Oi Ca,
    confesso que geralmente não curto muto esse tipo de livro, mas gostei da coragem do autor e o livro esta baratinho.

    Vou pesquisar mais sobre o livro.

    bjos

    http://blog.vanessauseroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Eu não tinha lido ainda algo do gênero, mas curti! =D

      Bjos,

      blogandolinhas.blogspot.com.br

      Excluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...