#2 Bateu Saudade...Jack Kerouac


Boa tarde gente! Início da semana começando com mais um post do Bateu Saudade. Hoje com um escritor em pauta.

Nesta data, 21 de outubro de 1969 morria o escritor norte-americano Jean-Louis Lebris de Kerouac, conhecido como Jack Kerouac, aos 47 anos. Ele era mais novo de três filhos de uma família franco-canadense. Aos 6 anos começou a aprender inglês. Teve uma infância séria, onde era muito dedicado à mãe. Frequentou um colégio jesuíta e ajudou o pai numa fábrica de impressão. Um de seus traumas mais trágicos, que voltaria relatado nos seus romances, foi a morte do seu irmão Gerard quando ele tinha apenas nove anos.



Em 1950, publicou seu primeiro romance, "The Town and The City", que tratava sobre os tormentos sofridos na tentativa de equilibrar a vida selvagem da cidade com os seus valores do velho mundo. E devido a sua composição, não chegou a lhe trazer fama.

Em abril de 1951, escreveu o livro "On The Road", sua grande obra-prima. Livro esse que seria consagrado mais tarde como a “Bíblia Hippie”, em apenas três semanas. O fôlego narrativo alucinante do escritor impressionou bastante seus editores. Jack usava uma máquina de escrever e uma série de grandes folhas de papel manteiga, que cortou para servirem na máquina e juntou com fita para não ter de trocar de folha a todo momento. Redigia de forma ininterrupta, invariavelmente sem a preocupação de cadenciar o fluxo de palavras com parágrafos. Porém, somente em 1954, é que "On The Road" foi publicado.

Esse livro teve inspiração autobiográfica, e descreve viagens de Sal Paradise e Dean Moriarty pelos EUA e México. Apesar da fama que esse livro lhe trouxe, o deixou também atormentado, pois apesar de críticas positivas como a que teve do jornalista Gilbert Millstein no jornal do The New York Times, fora taxado de imoral pela sua obra.

Jack também sucumbiu aos encantos dos vícios da bebida e medicamentos, só escrevia a base benzedrina e anestésicos, pois considerava que somente os dois o faziam escrever de forma mais clara e organizada.

Logo após a publicação, Jack trabalhou intensamente em outros projetos. “The Dharma Bums”, lançado em 1958, foi a tentativa do escritor de estabelecer afinidades com o Budismo. É o relato de uma escalada com o amigo poeta Gary Snyder em busca de realizações espirituais.

Com isso, seu vício no alcoolismo se intensificou e em 21 de outubro faleceu em decorrência de uma cirrose hepática em um hospital na Flórida.

Após sua morte, seu amigo e agente literário Allen Ginsberg declarou “Eu não conheço outro escritor que teve influência tão produtiva quanto Kerouac, que abriu o coração como escritor para contar o máximo dos segredos da sua própria mente”.

Fonte: Wikipédia

Tenho até um dos Diários do Jack Kerouac (1947-1954), publicado pela Editora L&PM, versão Pocket, mas ainda não li.





4 comentários:

  1. Gostei dessa idéia! Nos mantem atualizados até do que já passou!!!
    http://musikeiroscia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sara! Que bom que gostou!

      Bjo,

      blogandolinhas.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Oie Ca,
    nossa eu não conhecia que vergonha rsrsrsrs

    vou pesquisar mais depois falamos sobre ele rsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk...ta perdoada. Conheci também há pouco tempo, depois que passei a seguir a Editora LP&M no twitter.

      Bjo,

      blogandolinhas.blogspot.com.br

      Excluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...