[ Resenha ] A Culpa é das Estrelas de John Green

Música tema da resenha: Olívia Broadfield - Gone

Hazel Grace é uma jovem de 16 anos, olhos verdes e pele clara. Ela tem câncer em estado terminal. E assim como muitos pacientes na mesma condição, não vive de forma alegre como até deveria ser se comparado com os jovens de sua idade. O câncer dela inicialmente na tireóide evoluiu e causou metástase delibilitando permanentemente os seus pulmões. O que requer muito esforço da parte dela e proporcionalmente ocasiona muito sofrimento.

Para ela tudo estava no seu devido lugar, digamos que logicamente. Sensibilidade à flor da pele nunca foi do seu feitio; não que fosse insensível mas ela foi amadurecendo assim, de forma a não externalizá-la para proteger seus pais e também para que não despertasse o sentimento de pena nas pessoas.

Apesar de todo o sofrimento que a doença a faz passar, a Hazel entende e aceita isso de forma muito particular. Planejar o futuro nunca fez parte dos seus planos, sempre foi vivendo um dia de cada vez, fazendo as coisas que ela sempre gostou de fazer e assim continuaria fazendo até o dia que findasse a sua existência na terra.

Por incentivo de sua mãe e contra a sua vontade, vale ressaltar; frequenta um grupo de apoio. Reunindo-se às quartas na igreja e lá compartilham as suas angústias, desafios e assim criam laços de amizade.

Em mais uma quarta de reunião que ela esperava que fosse as "mesmas" emoções de sempre, se depara com um garoto lindo, com um par de olhos azuis profundos e estilo cafajeste. E durante a mesma ele não para de "fuzilá-la" e ela, de encará-lo da mesma forma. O Augustus Waters, dezessete anos, olhos azuis intensos, lindo de morrer. Naquele mesmo dia nasce uma relação de amizade. E ambos percebem que a afinidade entre eles vai muito além da doença.

Minhas impressões:

Penso que qualquer tentativa minha de descrever a beleza desse livro seria inútil. Achei líndissimo a forma como o autor construiu ele. E assim sendo, custei a acreditar que ele é uma ficção. Porém, em nota no próprio livro, John Green afirma isso.

Ele trata de todo esse universo que cerca uma pessoa acometida por uma doença como o Câncer; suas dores, seus questionamentos, usa também e explica detalhadamente a terminologia médica e como esse paciente se sente em relação à vida, às pessoas que o cercam, suas perspectivas. A situação da Hazel e como ela lida com a doença é ao mesmo tempo triste e motivadora. Claro que há momentos em que ela fraqueja e se pergunta o porque de estar viva ainda; o que é normal. Não tem como você ler e não se sensibilizar, principalmente com os desafios diários que são muitos.

Ler esse livro lhe faz refletir sobre sua vida; é inevitável. Porque sempre consideramos que temos os piores desafios e piores problemas da vida. E quando vemos situações como a descrita no livro, vemos que os nossos são apenas um grão de areia, pequenino em relação ao que passa muitas pessoas.

É tão fofa a relação descrita que nasce entre o Gus e a Hazel, dentro de todo o contexto da doença, em meio à tristeza e desafios nascer um amizade forte e o amor. Sentimento esse que eles não esperavam nascer e também se protegiam e queriam proteger o outro porque a morte é uma realizade e algo que os rondava permanentemente. Mas da mesma forma negá-lo era contradizer a sua filosofia de vida, viver um dia de cada vez e intensamente. Seria negar um pedacinho de felicidade numa vida previamente traçada. Amar é uma forma de esperança.

A culpa é das estrelas me fez lembrar de algumas pessoas que fazem parte da minha vida, entender um pouco mais a fundo como se sentem, respeitar e admirá-las ainda mais pela sua força e também a compreender os momentos de tristeza que vivenciam e as acompanha. Nós que convivemos com pessoas com problemas de saúde curáveis e/ou incuráveis sempre queremos vê o lado bom de tudo e sempre motivamos o outro a continuar (E isso não está errado, queremos vê quem amamos "bem"!) , mas muitas vezes não aceitamos que essas mesmas pessoas fraquejem. O livro lhe dá uma dimensão maior sobre isso.

Agora uma coisa é certa; o amor muda as pessoas e a fazem enxergar a vida sobre uma nova perspectiva e se sentir grato(a) por ter tido a oportunidade de pelo menos uma vez nesta mesma vida sentí-lo e este ser recíproco.

Confesso que chorei sim durante o livro e principalmente no final, mas não me arrependo nem um pouco disso. Porque apesar de ser um livro triste, enriquece e muito a gente sabe, me senti diferente depois que o li.

Espero que tenha conseguido transmitir um pouco da emoção que senti ao lê-lo e que também, se você optar por ler, se sinta tocado e diferente assim como eu.

Uma ótima leitura a vocês e se puderem não deixem de compartilhar aqui, comigo, sua opinião. É importante para mim.

Se vocês tiverem dúvidas sobre o livro, pergunte ao John Green e ele as responderá. Visitem o site que postei aqui, após as citações. Nele você já encontrará muitas delas respondidas, mas se ainda tiver mais alguma não se acanhe, pergunte.

Beijokas. <3

Citações que mais gostei:

" Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma para outra".

"Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.”

" O lar é onde fica o coração".

" Amigos de verdade são difíceis de encontrar e impossíveis de esquecer". 

" O verdadeiro amor nasce em tempos difíceis".

" - O.k.
   - O.k.
   - O.k.
   - O.k.
   - Talvez o O.k. venha ser o nosso sempre.
   - O.k.

" Você está tão ocupada sendo você mesma que não ideia de quão absolutamente sem igual você é".

" Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você".

Site oficial do livro: http://www.aculpaedasestrelas.com.br/ 

Quem gostar do livro e do diálogo emblemático de Hazel e Gus, visitem a loja  B-sides Fashion Shop que vende esse colar fofo da foto abaixo inspirado no livro. Eu gostei tanto do livro que comprei, estou esperando chegar.




Achei também um vídeo no youtube (aúdio em inglês) ensinando a fazê-lo. No vídeo, utiliza um outro tipo de material, mas vale a pena. É tão fofo quanto esse. 
Vendo a garota fazendo até que dá para você aprender a fazer mesmo não sabendo o idioma. Confiram!!!


* Para comprar confira os preços no Buscapé: aqui

8 comentários:

  1. Carol, realmente não é fácil expressar a beleza deste livro. A história é ótima, vale a pena ler... Eu amo!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    menina eu tb achei o livro lindo, mas detesto livros tristes e acabei não apreciando a leitura por causa disso!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai, e minha vontade de ler esse livro logo?
    Eu to com ele aqui há meses para ler, mas nunca tenho coragem de ler. Sei que ele vai me consumir até o fim.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse livro é maravilhoso ...
    Não tem mesmo como expressar a beleza que a estória nos trás :]
    Acho que ele é um dos poucos livros que eu realmente não sei como explicar o quanto é bom.!

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha, gostei muito.
    Estou com o livro aqui para ler e a ansiedade cada vez é maior por causa das coisas que leio sobre ele.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse foi o livro mais tocante que eu já li. Eu confesso que eu fiquei com medo de ler porque eu não gosto de histórias tristes e esse livro pelo tema que ele trata eu pensei que eu fosse chorar do inicio ao fim. Mas muito pelo contrário, o autor conseguiu escrever sobre câncer de uma leve e descontraída. Ele também traz lições de vida maravilhosas!!
    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei esse livro mas sinto que falta algo nele. E esse seu layout? Muito fofo, segui seu blog já, visitem o meu http://irradiarestrelas.blogspot.com.br/ bj

    ResponderExcluir
  8. História interessante, triste, mas bonita.

    ResponderExcluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...