[ Resenha ] de Aprovação do Alisson Felipe

Eu comprei esse livro numa promoção na Saraiva. Despertou meu interesse porque estou nesse caminho de concursos, e a capa também achei bacana.

Inicialmente, senti a questão da velocidade também na leitura, você demora um certo tempo até se adaptar com o ritmo, mas dura poucas páginas até você não mais se ater a isso. Esse é o primeiro livro do autor que leio, não sei como ele costuma a escrever, mas diante do tema acredito fortemente que a ideia da velocidade sentida ao se ler tenha sido intencional, uma forma dele demonstrar como de fato se revela a vida de um concurseiro, muito corrida, uma explosão se sentimentos e pensamentos, não para mesmo. Tem tempo determinado para tudo.



Alberto reflete uma grande parcela da população que se vê cada vez mais tendenciosa a ingressar na carreira pública, o mercado de trabalho está restrito e competitivo, e a estabilidade é almejada por todos. E quando o indivíduo já goza de uma certa idade, ainda dependente financeiramente dos pais, a situação se torna mais tensa.



O concurseiro, como visto no livro, tem que ter foco, fé e muita força de vontade, porque os atrativos para desviar do seu objetivo são muitos; as pressões, muitas vezes de ordem familiar. Então seu psicológico tem que ser sempre trabalhado no sentido positivo, por mais que as condições atuais lhe levem para o caminho totalmente oposto. 



O livro retrata justamente isso, os sonhos que a pessoa que embarca nessa jornada tem, os obstáculos, as tentações, a vontade de desistir, o cansaço físico e mental, os conflitos que todos passam até chegarem a seu destino, a Aprovação.


Aprovação é bom, mas esperava que trabalhasse mais o campo das emoções e das influências externas, que não são poucas, por ser psicólogo o autor acredito que ele poderia se aprofundar nisso. Não sei, talvez minha opinião se deva ao fato de eu gostar desse tipo de livro que trate mais profundamente dos conflitos internos, e por isso nesse tema achei que seria interessante uma abordagem mais profunda. Não gostei muito do fato de ter dispensado parte considerável do livro no campo amoroso, na paixão que ele nutriu por Adriana. 

Mas recomendo o livro sim, porque de certa forma reflete um pouco as angústias vividas por quem se propõe a estudar para concursos. Não se pode desistir, tem que estudar até passar.




Para comprar: Walmart - Saraiva
 

2 comentários:

  1. Muito interessante, nunca tinha visto algum livro que abordasse tão bem essa temática de concursos e a preparação para ser bem sucedido. Parabéns pela resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio.
      Verdade, esse foi o primeiro livro que vi tratar do tema e dos transtornos emocionais que passam os concurseiros.
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...