Livros que inspiraram filmes: F. SCOTT FITZGERALD

Já que temos agora o lançamento nas telinhas de um remake, O Grande Gatsby, hoje falarei sobre F. Scott Fitzgerald.
 
Francis Scott Key Fitzgerald, mais conhecido por seu pseudônimo F. Scott Fitzgerald (Saint Paul, 24 de setembro de 1896 - Hollywood, 21 de dezembro de 1940), foi um escritor, romancista, contista, roteirista e poeta norte-americano.

Fitzgerald é considerado um dos maiores escritores americanos do século XX. Suas histórias, reunidas sob o título Contos da Era do Jazz, refletiam o estado de espírito da época. Foi um dos escritores da chamada "geração perdida" da literatura americana.

Escreveu 5 romances (This Side of Paradise (1920), The Beautiful and Damned (1922), The Great Gatsby (1925), Tender Is the Night (1934) e The Love of the Last Tycoon (1940); 5 contos (Flappers and Philosophers (1920), Tales of the Jazz Age (1922), All the Sad Young Men (1926), Taps at Reveille (1935) e The Short Stories of F. Scott Fitzgerald (1989) e outras duas obras; uma peça de teatro (The Vegetable de 1923) e ensaios e histórias (The Crack-Up de 1945.

Temos 6 adaptações cinematográficas:


1 - The Great Gatsby (1949)


CAPA DO FILME (1974)
The Great Gatsby [Até o Céu Tem Limites (título no Brasil) ou Cruel Mentira (título em Portugal)] é um filme estadunidense de 1949, do gênero drama, dirigido por Elliott Nugent e estrelado por Alan Ladd e Betty Field. O filme é baseado no romance clássico de F. Scott Fitzgerald e em peça de Owen Davis.

 












TRAILER DO FILME: 





2- Tender is the Night (1962)

   
Tender is the Night (pt: Terna é a noite / br: Suave é a noite) é um filme estadunidense de 1962, do gênero drama, realizado por Henry King, com roteiro baseado na novela homônima de F. Scott Fitzgerald.



















TRAILER DO FILME:





3 - The Great Gatsby (1974)


CAPA DO FILME DE 1974

"The Great Gatsby" foi dirigido em 1974 por Jack Clayton e com roteiro de Francis Ford Coppola e do próprio Fitzgerald.




















TRAILER DO FILME:









4 -  The Last Tycoon (1976)


The Last Tycoon (em português, O Último Magnata ou O Último Magnate) é um filme norte-americano de 1976, do gênero drama, dirigido por Elia Kazan, com roteiro baseado no livro O Último Magnata de F. Scott Fitzgerald.

















TRAILER DO FILME:




5 - O curioso caso de Benjamin Button (2008)

The curious case of Benjamin Button [O curioso caso de Benjamin Button (título no Brasil) ou O estranho caso de Benjamin Button (título em Portugal)] é um filme de drama estadunidense lançado em 2008, baseado em um conto homônimo lançado em 1921. O filme foi dirigido por David Fincher e escrito por Eric Roth, tendo como atores principais Brad Pitt e Cate Blanchett.














TRAILER DO FILME:





6 - O Grande Gatsby (2013) - REMAKE


E este ano foi lançado o remake do filme de 1974 com o mesmo nome, que se encontra em cartaz. Representa a quinta adaptação para o cinema deste romance. O filme é dirigido por Baz Luhrmann e estrelado por Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan, Joel Edgerton, Isla Fisher, Jason Clarke e Amitabh Bachchan.
















TRAILER DO FILME:




 

0 comentários:

Postar um comentário

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...